SBSeg 2007 - Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais

Participe do SBSeg 2007 - Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais


Estão abertas as inscrições para o 7o Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, SBSeg 2007, que se realizará de 27 de agosto a 31 de agosto próximos no Centro Cultural Horácio Macedo do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ilha do Fundão).

Esse ano o evento contará com sessões técnicas, palestras de convidados estrangeiros e brasileiros, mini-cursos, tutoriais e workshops.

Quatro minicursos foram selecionados e serão oferecidos aos participantes do SBSEG 2007. No momento da inscrição, os interessados poderão optar, sem custo adicional, por dois temas. Os cursos são: Forense Computacional: fundamentos, tecnologias e desafios atuais, Esteganografia e suas Aplicações, Introdução à Segurança Demonstrável e Soluções para o Desenvolvimento de Sistemas Seguros.

Confira os Worshops que fazem parte da programação do evento:

WCAP 2007 - IV Workshop on Cryptographic Algorithms and Protocols
Cursos de curta duração sobre diferentes assuntos da área de Criptografia.

SEGINFO - III Workshop de Segurança da Informação
O Seginfo abre espaço para a discussão da Segurança da Informação nos âmbitos técnico-científico, jurídico, empresarial e social, proporcionando assim uma ampla discussão e considerando seus impactos na sociedade como um todo.

WTICG - I Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação
Produção e divulgação de trabalhos científicos de alunos de graduação sobre temas relacionados à segurança da informação e sistemas.

Haverá também tutoriais apresentados por especialistas e pesquisadores convidados, internacionalmente renomados, e versarão sobre tópicos de pesquisa avançados.


Página do evento
Faça aqui a sua inscrição

Celular é o desafio da próxima versão do Ubuntu

Para ganhar popularidade, o Ubuntu aposta em três frentes: facilidade no uso, recursos gráficos avançados e distribuição em PCs vendidos nas lojas. Uma novidade da próxima edição, que será lançada em outubro, é a primeira versão para celulares.

No quesito facilidade, o Ubuntu deixou para trás a dor de cabeça de instalar um sistema Linux. Se antes o vídeo não funcionava ou o áudio não saía, com o Ubuntu esse tipo de problema raramente acontece. E a navegação é por meio de janelas, semelhante à do Windows.

Quanto aos gráficos, a versão atual já tem recursos que fazem, por exemplo, surgir um efeito de fogo ao fechar a janela. E isso deve ser intensificado. "A qualidade gráfica será um dos diferenciais para disputar usuários", diz Mark Shuttleworth.

Comprar nas lojas PCs com Ubuntu também já é uma realidade. Neste ano, a Dell passou a vender nos EUA máquinas com o sistema. "Os fabricantes começam a perceber que há mercado. E as pessoas, vendo que terão suporte, tendem a aderir mais facilmente ao Ubuntu."


O celular é a maior novidade da próxima versão do Ubuntu, que até agora só funcionava em PCs. Shuttleworth não quis adiantar muito, mas disse que o sistema funcionará em smartphones. "No celular, sim, iremos competir em pé de igualdade com a Microsoft."