Microsoft terá Windows Vista SP1 neste mês

A Microsoft pode liberar um beta do primeiro Service Pack do Windows Vista já neste mês(julho/2007).

A notícia foi publicada pelo site americano ZDNet. Segundo o site, o plano da Microsoft é iniciar neste mês os testes beta para ter o pacote de atualizações pronto no final do ano. A previsão inicial é que o pacote seja distribuído aos usuários em novembro, na época do lançamento do Windows Server 2008.

O SP1 deve modificar o sistema de busca interno do Windows Vista. Por causa de um processo anti-monopólio movido pelo Google, a Microsoft terá de permitir que outros programas de busca - como o Google Desktop e o Copernic - sejam configurados como padrão do sistema.

Fora isso, o SP1 trará correções de bugs e otimizações de desempenho, mas não deve incluir muitas novidades funcionais. Entre os componentes que deverão receber melhoramentos estão o sistema de criptografia BitLocker e no Espaço de Reunião do Windows.

Oracle apresenta novo banco de dados 11g

A Oracle apresentou, em Nova York, a nova versão para seu banco de dados líder de mercado, o 11g.

Segundo a empresa, 400 novos recursos foram implementados na versão que substitui o 10g, com destaque para a área de segurança e encriptação de informações e gerenciamento de arquivos pesados, como imagens 3D e arquivos XML complexos.

A Oracle afirma que o sistema foi testado durante 15 milhões de horas antes de chegar a sua versão final.

A expectativa da companhia, que exibiu o produto durante evento em Nova York, é disponibilizá-lo para vendas corporativas no início de agosto. No evento, versões para Linux e Windows foram exibidas.

A companhia explica que a nova versão é especialmente mais robusta para simular testes de implementação de novas características e recursos a um banco de dados. A idéia da empresa foi tornar o 11g mais rápido e eficaz nas simulações de como novas características impactam na infra-estrutura de TI do usuário.