Gestão de Projetos Melhora Desempenho Empresarial

As descobertas iniciais de um estudo acadêmico, inovador e independente, sobre o valor da gestão de projetos, desvendadas hoje(16/07/2008) na conferência bienal sobre pesquisa do PMI - Project Management Institute, demonstram claramente que o desempenho empresarial e organizacional pode ser melhorado de forma significativa através da gestão de projetos.

O estudo, "Pesquisando o Valor da Gestão de Projetos," é "inequívoco nas suas descobertas e valida, de forma independente, aquilo em que acreditamos desde o início," disse Edwin J. Andrews, Ph. D., diretor dos Programas & Serviços Acadêmicos e Educacionais no Project Management Institute.

"A gestão de projetos é crítica no ambiente econômico actual, que é urgente e volátil. As empresas, governos e organizações não-governamentais podem maximizar o desempenho e os resultados quando a gestão de projetos é devidamente implementada dentro do contexto da organização em causa."

Os investigadores principais, Janice Thomas, Ph. D., e Mark Mullaly, PMP, conduziram o estudo a partir da Athabasca University em Alberta, Canadá. A sua equipe de quase 50 investigadores, em 17 equipes mundiais, concluiu mais de 18 meses de recolha de dados, incluindo entrevistas com 450 gestores e executivos.

As descobertas preliminares dos investigadores foram divulgadas e podem ser consultadas online em http://www.pmi.org/value. A ser publicado em Outubro de 2008, o estudo irá analisar a gestão de projetos a partir de uma matriz pormenorizada de acordo com a localização geográfica, sector e estrutura organizacional.

"Este estudo é a primeira análise estatisticamente significativa sobre a gestão de projetos de um ponto de vista organizacional," afirmou Andrews.

Mostra de forma clara que todos os envolvidos, desde diretores de topo e gestores de projetos até sub-empreiteiros, fornecedores e outros prestadores de serviços, reconhecem o valor da gestão de projetos para alcançar resultados empresariais e para fazer face às expectativas das partes interessadas.

Embora os gestores de projetos tenham sempre reconhecido o valor e o papel da gestão de projetos, os executivos e os líderes mundiais não têm muitas vezes consciência do papel que a gestão de projetos formalizada pode ter para assegurar os resultados empresariais e para oferecer uma vantagem competitiva.

"A Gestão de Projetos é particularmente importante hoje em dia, à medida que os preços com a energia e com mercadorias disparam e o acesso ao capital é estrangulado," continuou Andrews.

Como este estudo mostra de forma clara, a gestão de projetos oferece soluções empresariais críticas que podem ajudar qualquer empresa ou organização a alcançar resultados empresariais tangíveis e a ser mais competitiva no mercado global da atualidade."

O Project Management Institute é o principal representante das profissões relacionadas com a gestão de projetos em todo o mundo. Fundado em 1969, o PMI tem mais de 400.000 membros e profissionais certificados em 174 países. A certificação da PMI "Project Management Professional" (PMP) é reconhecida mundialmente como a certificação normativa de topo dentro da gestão de projetos.

Fonte: PMI - Project management Institute - http://www.pmi.org/